Maquiagem, Pele

Preparação de Pele e Cuidados do Pré e Pós-Maquiagem

 Olá vaidosas!

A preparação da pele é umas das partes mais importante da maquiagem. A preparação adequada da pele para receber a maquiagem faz com que a maquiagem dure mais e que a pele fique bem hidratada e protegida.Siga todas as etapas para ter uma pele mais uniforme e bonita:

Pré – Maquiagem: é uma das etapas mais importantes da maquiagem. Preparar a pele antes de fazer o make ajuda afixar melhor os produtos e faz com que a maquiagem dure mais tempo no rosto e são 4 passos fundamentais para deixar uma pele bonita e uniforme.

  1. Lavar o rosto com sabonete líquido ou gel de limpeza.
  2. Tônico pra equilibrar o PH da pele e prepara-la para a hidratação.
  3. Hidratar com o produto adeguado pro o seu tipo de pele.
  4. Protetor solar, não esquecer pois é muito importante. Dar intervalo entre os produtos utilizados entre 3 á 5 minutos.
Primer: A palavra Primer significa uma primeira camada preparatória, o primer é um produto utilizado como Pré-Maquiagem, depois do hidratante protetor solar e antes da base e pó.
É indicado buscar um Primer que se encaixe ao seu tipo de pele, fazer testes.O Prime não é obrigado.
Existe 3 versães do Primer: Para Pele, olho e boca.
 
Benefícios do Prime:
–  Suaviza as imperfeições (espinhas ou marcas do rosto)
– Deixa a pele mais uniforme
– Reduz a oleosidade
– Fecha os poros
– Fixa melhor a maquiagem
 
Como aplicar:
1.  Prepare a pele para receber a maquiagem: limpe, tonifique e hidrate.
2.   Agora vem o primer: você pode aplicá-lo com os dedos ou com um pincel. Espalhe com movimentos firmes e repetidos, para cima e para fora, mas não esfregue a pele. Dê leves batidinhas ao término da aplicação.
3.  Deixe secar alguns minutos antes de passar a base.

Corretivo antes ou depois da base: 

Se você for usar um corretivo colorido ele deve ser antes da base.O Corretivo colorido aparência pálida, é só aplicar base no tom da pele por cima outro corretivo ou base no tom da pele. Veja pra que serve cada cor de corretivo pra você usar de acordo com as machas no rosto.ajuda a neutralizar a cor das manchas e imperfeiçoes do rosto.No caso de imperfeições mais graves, como cicatrizes e hematomas, vale investir em corretivos coloridos. Para neutralizar a pele, basta escolher uma tonalidade oposta à da mancha. E para evitar a pele craquelada.

Depois da base: já em rostos com poucas imperfeições, o corretivo deve ser aplicado após a base, apenas em áreas em que ela não foi suficiente

Laranja: Imperfeiçoes em tons azuladas, fase de olheiras profundas.

Amarelo: O corretivo amarelo é usado para neutralizar hematomas ( manchas roxas e olheiras muito escuras).

Verde: Se você tem muitas manchas avermelhadas de espinhas, cicatrizes, sinais e vasos, o corretivo verde é o mais indicado.

Coral ou Salmão: Utilizados para cobrir olheiras que são azuladas ou roxeadas.

Esses tipos de corretivo deve se usado antes da base e depois da base usar um outro corretivo do tom da cor da sua pele para as imperfeiçoes do rosto cobrir bem e ficar com a pele mais uniforme.

Depois da base: já em rostos com poucas imperfeições, o corretivo deve ser aplicado após a base, apenas em áreas em que ela não foi suficiente

A textura ideal para cada tipo de efeito:

Corretivos cremosos: são ótimos para cobrir grandes áreas do rosto.

Corretivos líquidos: disfarçam bem as linhas médias, principalmente na região dos olhos.

Corretivos em bastão: fáceis de aplicar, os produtos em bastão cobrem olheiras leves e cicatrizes de acnes

Corretivos em forma de lápis: são perfeitos para regiões pequenas, como espinhas.

Base: A base é utilizada para igualhar o tom da pele, assim amenizando manchas e imperfeições do rosto.A quantidade depedendo da cobertura, e dependo se quer a pele mais leve ou densa.

Como aplicar: Com o pincel ou com a mão, você vai aplicar a base do do meio do rosto pra fora, de baixo pra cima dando leves batidinhas com movimentos pra baixo, quando chegar na área da testa, passar a base com o pincel pra cima e com os resíduos no pincel não esquecer de passar no pescoço e orelhas, fazer esse mesmo processo do outro lado.

 Toda vez que passar base é obrigatório usar o pó não fica ao critério de cada um. Precisamos entender qual a função desse produto.

O pó compacto, translúcido, solto ou o mineral, tem o papel de completar a maquiagem da pele, concluindo o passo a passo que tem como itens o primer, corretivo e base.

Além de auxiliar na fixação da maquiagem, o pó facial também é o responsável por garantir o efeito de pele mais seca, retirando o excesso de brilho.

 Pó compacto: É o produto mais conhecido pelo público feminino, já que ele é adaptável praticamente todos os tipos de pele e ainda permite uma cobertura mais intensa.

O segredo para se aplicar corretamente esse cosmético, é o acabamento e a cobertura, que pode ser intensificada usado uma esponja. Agora se você prefere um acabamento mais suave, o recomendado é usar um pincel duo fiber.

Pó solto: Possui uma textura suave, e ele é apresentado mais soltinho. Ideal para finalizar as maquiagens do dia a dia com um efeito mais natural.Diferente do pó compacto, que marcam as linhas de expressão, os pós soltos se adaptam a praticamente todos os tipos de pele.

Pó translúcido: Significa trasparente, ou seja ele serve para matificar a base e dar acabamento sem adicionar cobertura/cor, o que facilita na adaptação de todas as tonalidades de pele, servindo como uma peça chave na maquiagem.Pode ser usado pra iluminar.

Pó mineral: Possui uma textura suave e consistência bem solta, esse cosmético é uma ótima opção para aquelas mulheres que preferem um visual mais suave para o rosto.Como o pó mineral tem minerais na composição, o cosmético não altera a cor da maquiagem, além disso, ele faz um tratamento na pele quando usado diariamente, mantendo-a mais sedosa.

Pó bronzer: É ideal para mulheres que querem um visual mais bronzeado e saudável, esse tipo de maquiagem possui pigmentos dourados e são excelentes para dar o contorno da pele.

O Pó pode se usado no rosto inteiro (pó sela) o pó pode ajudar fazendo truques se a base não ficar no tom certo.Peles maduras e muito seca devem evitar o pó ou usá-lo na zona de maior oleosidade.

como passar: Passar sempre depois da base, esperar uns 2 minutos, com um pincel fofo de pó passar em movimentos circulares do meio do rosto pra fora.

 

Pós-Maquiagem: (Nada de dormir com maquiagem) Dormir com maquiagem agride a pele, pode obstruir os poros e promover cravos, espinhas e irritações. O passo a passo do pós-maquiagem é parecido com o pré-maquiagem.

1. Demaquilante vê um  que se adapte ao seu tipo de pele.

Pele oleosa: usar demaquilante sem óleo o  free oil, porque a tendencia é que a oleosidade piore.

Pele sensível :deve ter cuidados redobrados, opte por um demaquilante específico para este tipo de pele que não tenha cor e nem perfume.

2. Lavar o rosto com sabonete líquido ou gel de limpeza.

3. Tônico pra equilibar o PH da pele.

4. Hidratar a pele. É  no momento que a pele já esta limpa que os nutrientes dos hidratantes  penetram na pele com mais eficiência enquanto você dorme. 

O Pré e Pós-Maquiagem são passos fundamentais independente  se a maquiagem é pro dia ou pra noite.E é isso espero que tenham gostado beijocas.

Video mostrando como que eu faço a preparação de pele.

6 Comments

  1. Oi, adorei o post e o seu blog, o pós maquiagem é tão importante quanto a pré. bjos

    1. fernanda

      Ae importante sim, obrigada.

  2. Alana

    Fê, arrasou!! Seu blog é muito bom!! Adorei suas dicas!! Sucesso sempre!!

    1. fernanda

      Muito obrigada que bom que você gostou beijos.

  3. Vanessa Souza

    Ótimo post Fernanda, parabéns!!
    Essas dicas de cudiados antes e depois da maquiagem ajudam muito nós mulheres!!
    Super indico!!!

    1. Fernanda Caetano

      Obrigada linda, beijos.

Deixe uma resposta